Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the premium-addons-for-elementor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u570904929/domains/fabriciorezende.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
AAFESP - Fabricio Rezende - UX//UI Designer

Associação de Anemia Falciforme
do Estado de São Paulo

Estratégias para alcançar voluntários

Visão Geral

O desafio foi entender os problemas da AAFESP e propor soluções baratas que ajudem nas áreas de atuação da ONG, educação e saúde, facilitando o recrutamento e gestão de voluntários.

A AAFESP é uma das maiores associações que zelam por políticas públicas e cuidados à pessoas com Anemia Falciforme, que é uma doença incurável e hereditária, que majoritariamente atinge pessoas afrodescendentes que sofrem com mutação genética nos glóbulos vermelhos do sangue, causando muitas dores quando estes glóbulos congestionam os vasos sanguíneos.

Neste projeto contribuí como facilitador e líder da equipe de designers, desenvolvendo a parte de Workshops, Alinhamento, Documentação, UX Writing, Pesquisa de Usuário, Teste de Usabilidade, Wireframes, Ideação e Product Discovery.

Problema

Definimos que iríamos trabalhar com o problema de falta de voluntários. Chegamos a este problema por entender que a ONG têm o objetivo principal em contribuir com a redução da mortalidade por Anemia Falciforme no Brasil, através de ações e disseminação de informação, e a quantidade de pessoas que acreditam na causa é determinante para o sucesso da organização.

Processo

Design é um processo que auxilia na entrega da solução ideal ao usuário com a anuência do cliente.

Fizemos alinhamento da equipe para entender a fundo os objetivos do cliente e levantamos diversos problemas, partindo para uma matriz de urgência e importância de cada problema iniciamos o processo de Product Discovery.

Utilizamos o 5W1H para entender as visões da equipe e gerenciar as expectativas com o projeto, e também fizemos a matriz CSD, para levantar as nossas suposições e dúvidas.

Pesquisas

Como facilitador indiquei que precisávamos iniciar as pesquisas pelo cenário da ONG e das pessoas que são impactadas por ela, e que precisávamos desenvolver um roteiro para guiar as conversas informais sobre o tema, afim de compreender as experiências que as pessoas com a Anemia Falciforme passam.

Divulgamos surveys para pessoas que buscam a experiência de voluntariado, obtivemos 13 respostas qualitativas, e fizemos pesquisas com ONGs internacionais que tratam da Anemia Falciforme, mas o que gerou mais dados e insights foi uma reunião online com a AAFESP de cerca de 3 horas.

Todas nossas estratégias de pesquisas culminaram em vários insights, entre eles os mais relevantes são:

"Eu nunca consegui trabalhar devido as crises, começava a trabalhar, ai dava crise eu colocava atestado, mas era mandada embora, e no período escolar também foi bem difícil, porque ficava 15 dias internada" - Marcela Lemes

"Hoje basicamente os voluntários que a gente tem são amigos ou profissionais da saúde que passaram em nossos cursos, ou até mesmo familiares, então a gente não tem um processo onde a gente vai buscar os voluntários. Pode ser que em algum momento por essa divulgação boca a boca o pessoal acabou sabendo sobre a AAFESP ou acabou descobrindo em sites, essas coisas, e aí ela entra em contato com a gente." - Anderson Prestes (vice-presidente da AAFESP)

Algumas entrevistas com pessoas que tiveram experiências em trabalhos voluntários.

Com os diversos insights que tivemos agrupamos por similaridades, construindo assim o Affinity Mapping.

Com as diversas ideias que tivemos baseadas nas pesquisas e observações, descobrimos que:

► As pessoas que enfrentam essa doença não têm muitos órgãos que zelam pelo seu bem estar social.

► A maioria das ONGs divulgam suas vagas de voluntariado em sites específicos para esse fim.

► Quando enfrentam as ‘crises’ da doença passam por dores inimagináveis, quase que micro enfartos, impossibilitando que mantenham suas vidas normais como uma semana de trabalho ou estudos.

► Os interessados encontram as ONGs através dos sites de vagas e pelas redes sociais.

Fizemos as documentações das pesquisas no Notion da equipe, para serem consultadas posteriormente.

Ideação

Com o problema a ser trabalhado definido, iniciamos nosso processo de ideação. Para estimular a geração de ideias e explorar os insights fizemos o How Might We (Como Nós Poderíamos).

Ideias geradas unificamos as que se completavam ou que se repetiam e realizamos um Dot Voting velado para priorizar o que faria mais sentido. 

Chegamos na solução mais votada:

Inscrever em sites de recrutamento de voluntários e de divulgação de ONGs

Consideramos que esta solução geraria o maior impacto com o menor esforço, porém entendemos que poderíamos entregar um projeto mais completo, então consideramos desenvolver a segunda solução mais votada.

Podemos criar um formulário digital de recrutamento

Com isso definimos o MVP (Produto Mínimo Viável) levando em consideração o tempo para implementação da solução, facilidade de aplicação e valor que traria ao cliente.

E para não perdermos outras soluções relevantes à ONG realizamos a priorização do Now, Next, Later para classificar as soluções que gerem mais valor e menos esforço.

Criação

Para o curtíssimo prazo a solução seria cadastrar-se em plataformas online que divulgam as ONG que precisa de voluntários, definimos estes:

Selecionamos as principais plataformas e criamos um guia passo a passo para que a ONG já pudesse realizar o cadastro em cada uma delas.

Elaboramos o formulário de inscrição de voluntários, com validações das perguntas pela AAFESP e já pensando no banco de dados que o Google Forms gera para a ONG, já que a mesma possui uma parceria com a Google e trabalhar com suas ferramentas gratuitamente.

Para entendermos como era a jornada do usuário na hora de se candidatar realizamos um workshop com a AAFESP e desenhamos juntos um Service Blueprint.

Até que chegamos a criar outro Service Blueprint levantando os pontos de atrito na jornada e como as nossas soluções impactariam na jornada no do novo voluntário.

Observamos que poderíamos oferecer outra solução capaz de facilitar e abranger por completo o fluxo de cadastro de novos voluntários.

Por meio de uma Landing Page com informações acerca do programa de voluntariado seria possível redirecionar o leitor do site da AAFESP para o formulário de cadastro.

Clique para ver o protótipo criado no Figma

Validação

Na fase de validação fizemos bateria de testes com pessoas voluntárias e/ou que gostariam de ser voluntárias. Para manter o prazo de entrega da solução em vigor, nosso teste foi realizado com 5 participantes, com idades entre 23 a 66 anos e tomamos os cuidados para dispor aos usuários o termo de consentimento nos permitindo gravar os testes para consultas futuras, para identificar possíveis melhorias.

Tinhamos dois objetivos aos usuários no teste:

► Você está no site da AAFESP. Seu objetivo é encontrar onde se cadastrar como voluntário.

► Você se interessou no trabalho voluntário. Seu objetivo é preencher o formulário e se cadastrar para a vaga.

Ao finalizar o teste, o participante respondia algumas perguntas com o intuito de validar informações colhidas durante a observação, além de abrir um espaço para que o usuário pudesse falar como foi a experiência e, se desejasse, fazer algum comentário.

Refinamento

Após analisarmos as melhorias fornecidas por meio dos feedbacks dos testes e pela colaboração da AAFESP, selecionamos as que eram possíveis aplicar dentro do tempo que tínhamos até a entrega para o cliente.

As alterações realizadas foram:

► Acrescentar uma pergunta sobre os dias disponíveis para trabalhar na ONG.

► A pergunta sobre área e tarefas que gostaria de contribuir, sofreu alterações.

► Refizemos a UX Writing, reescrevemos o texto contido na Landing Page para ser mais acolhedor.

► Adicionamos uma barra de progresso, para que o usuário entenda sua posição no preenchimento do formulário.

► Por solicitação da ONG, excluímos uma questão e alteramos a posição de outra.

Solução

Criamos uma Landing Page dentro do site com informações para que os usuários entendam sobre o trabalho voluntário desenvolvido dentro da AAFESP. Além da elaboração de um formulário de interesse em voluntariado, possibilitando que a ONG inicie um sistema de banco de dados dos candidatos interessados.

Aprendizados

Foi muito gratificante participar deste projeto e entregar um resultado prático que a AAFESP possa aplicar imediatamente, impactando positivamente o trabalho da ONG. “Dentre os mais de 10 projetos apresentados, o de vocês foi escolhido por nós o mais adequado às necessidades e possibilidades da ONG.”, disse o presidente da AAFESP, Anderson Prestes, no momento da entrega das soluções.

Aprendizado é algo muito importante para a minha carreira e conhecer a fundo uma doença desconhecida, e entregar valor para outras pessoas é o que faz todo o esforço valer à pena.

Neste projeto me desenvolvi como um bom documentador dos processos, aprendi muito a facilitar os workshops e liderar uma equipe em prol de um trabalho mais assertivo.

Consegui colocar em prática técnicas de UX Writing além de executar bons testes com usuário para sempre refinar as soluções desenvolvidas em equipe.